slitaz-doc-wiki-data view pages/pt/handbook/security.txt @ rev 3

Add pages/pt folder.
author Christopher Rogers <slaxemulator@gmail.com>
date Sat Feb 26 12:12:42 2011 +0000 (2011-02-26)
parents
children
line source
1 ====== Segurança ======
3 SliTaz leva muito em conta a segurança do sistema. As aplicações são testadas durante muitos meses antes de serem incluídas na distribuição. Durante o boot, um mínimo de serviços são iniciados pelos scripts //rc//. Para uma lista completa de daemons habilitadas, você pode olhar para a variável RUN_DAEMONS no arquivo de configuração ///etc/rcS.conf//:
5 <code>$ cat /etc/rcS.conf | grep RUN_DAEMONS</code>
7 Para ver os processos atuais, seu PID e uso de memória, pode usar você o comando 'ps' ou o utilitário 'htop':
9 <code>$ ps
10 $ htop
11 </code>
13 ===== Root - O administrador do sistema =====
15 Em um sistema GNU/Linux, o usuário root é o administrador do sistema. Este usuário tem todos os direitos aos arquivos do sistemas e dos usuários. Nunca é aconselhável logar-se como root usando o comando //su// seguido pela senha para obter direitos absolutos sobre o sistema. Nunca se logue como root e navegue na internet, por exemplo. Isto lhe permite criar uma barreira dupla no caso de um ataque ou intrusão depois de um download e torna mais difícil para um cracker tomar o controle de sua máquina - primeiro ele tem que crackear sua senha e então tem que crackear a senha do root.
17 Um sistema GNU/Linux é seguro com dois usuários pelo menos, um para trabalhar e um para administrar, configurar ou atualizar o sistema (root). Também é aconselhável confiar a administração do sistema a uma pessoa.
19 ===== Senhas =====
21 Por padrão no SliTaz o usuário //tux// não tem uma senha e o administrador root vem com a senha definida como //root//. Você pode mudar estas senhas facilmente usando o comando //passwd//:
23 <code>$ passwd
24 # passwd
25 </code>
27 ===== Busybox =====
29 O arquivo //busybox.conf// configura os applets e seus respectivos direitos. No LiveCD do SliTaz os comandos: //su//, //passwd//, //loadkmap//, //mount//, //reboot// e //halt// podem ser executados por todos os usuários - o dono e grupo destes comandos são root (* = ssx root.root). O arquivo //busybox.conf// é legível pelo root, usando os direitos 600. Note que o comando //passwd// não permitirá para os usuários mudarem sua própria senha se não for configurado para //ssx//.
31 ===== Servidor web LightTPD =====
33 No SliTaz o servidor de internet LightTPD é habilitado por padrão na inicialização do sistema, se você não pretender usar SliTaz em um ambiente de servidor, você pode desabilitar isto seguramente removendo-o da variável RUN_DAEMONS no arquivo de configuração ///etc/rcS.conf// ou cancelar o serviço manualmente:
35 <code># /etc/init.d/lighttpd stop</code>
37 ===== Servidor SSH =====
39 Esta seção pequena é um complemento à página SHell Seguro (SSH). No SliTaz o servidor SSH Dropbear não é iniciado por padrão, nós temos que acrescentá-lo à variável RUN_DAEMONS no arquivo de configuração ///etc/rcS.conf// para que seja habilitado no boot do sistema. Ou iniciar o servidor manualmente:
41 <code># /etc/init.d/dropbear start</code>
43 Por padrão, Dropbear é iniciado com as seguintes opções:
45 <code>-w Disallow root logins.
46 -g Disallow logins for root password.
47 </code>
49 Você pode adicionar opções novas editando o arquivo de configuração de daemons: ///etc/daemons.conf//. Para todas as opções, você pode digitar: //dropbear -h//.
51 ===== Pscan - Ports scanner =====
53 Pscan é um pequeno utilitário do projeto Busybox que escaneia as portas de sua máquina. Você pode usar o pscan para escanear o localhost ou um host remoto, usando o nome ou o endereço IP da máquina. O pscan testará, por padrão, todas as portas de 1 a 1024 e listará aquelas que estiverem abertas, o protocolo e serviço associado a elas (ssh, www, etc):
55 <code>$ pscan localhost</code>