slitaz-doc-wiki-data view pages/pt/handbook/xwindow.txt @ rev 3

Add pages/pt folder.
author Christopher Rogers <slaxemulator@gmail.com>
date Sat Feb 26 12:12:42 2011 +0000 (2011-02-26)
parents
children
line source
1 ====== Servidor Gráfico ======
3 O Sistema de Janelas X Window System, ou X11, disponibiliza um gerenciador de janelas que roda sobre um servidor gráfico (X). O Slitaz usa, por padrão, o servidor gráfico leve Xvesa, proveniente do projeto Xorg (www.x.org). O Xvesa pode ser iniciado a partir do gerenciador de login Slim ou diretamente a partir de terminal com o comando //startx//, mas neste último caso é necessário desativar o gerenciador de login. Para reconfigurar a sessão gráfica você pode usar o //tazx// logado como root (administrador) ou como usuário comum, se tiver iniciado o X a partir da linha de comandos.
5 ===== Tazx - Ferramenta de Configuração do X =====
7 O Tazx é a ferramenta de configuração que gerencia as sessões X window num sistema SliTaz. Simplesmente selecione a resolução a ser utilizada e pressione OK. Pode-se também selecionar uma sessão do Xorg ao usar um driver de vídeo compatível com o hardware. Após executar o comando 'startx', a configuração é salva nos arquivos executáveis //~/.xsession// e //~/.xinitrc//. Estes arquivos são usados para iniciar uma sessão gráfica pelo comando 'startx' ou pelo gerenciador de login Slim e podem ser editados com algum editor de texto. O Tazx também pode ser utilizado para mudar o gerenciador de janelas padrão. Exemplo: //tazx jwm//.
9 ===== Slim - Simple Login Manager =====
11 O Slim é um gerenciador de sessões leve, muito fácil de configurar, e que pode ser personalizado usando temas do sistema. O arquivo de configuração encontra-se em ///etc/slim.conf//. Permite definir, a partir da tecla F1, os gerenciadores de janela disponíveis, o usuário ou tema padrão e os parâmetros do sistema de janelas X. O Slim fornece alguns comandos especiais de usuário, como console, que facilitam o gerenciamento da sessão.
13 No modo LiveCD você pode desabilitar o Slim com a opção de boot //screen=text//. Num sistema já instalado este pacote pode ser removido ou, então, pode-se apagar a entrada slim da variável RUN_DAEMONS em ///etc/rcS.conf//.
15 Mais detalhes, bem como outros temas, podem ser encontrados no [[http://slim.berlios.de/|website]].
17 ==== Usuário Padrão ====
19 O Slim permite pré-carregar um usuário no processo de login; por conveniência, 'tux' é o usuário predefinido. Isto pode ser alterado editando-se o arquivo de configuração do Slim ///etc/slim.conf// e alterando a linha //default_user//. Como alternativa, pode-se deixar a linha em branco, evitando assim que seja pré-carregado um nome de usuário. Exemplo:
21 <code>default_user tux</code>
23 ===== Xorg =====
25 O SliTaz traz, por padrão, o mini-servidor gráfico Xvesa. O servidor Xorg pode ser encontrado nos pacotes disponíveis no mirror. O Xorg é um servidor bastante completo, mas consome muito mais recursos do que o Xvesa. Se a resolução do monitor for suportada pelo mini-servidor e a taxa de atualização (refresh rate) for satisfatória, não há qualquer razão para recorrer ao Xorg.
27 Não existe nenhuma configuração através de interface gráfica, então tudo deverá ser feito pela linha de comando. A instalação e a configuração do servidor são operações relativamente simples e, a qualquer momento, é possível desistir e voltar ao Xvesa. O Xorg é distribuído em módulos, o que significa que é necessário instalar o servidor, alguns arquivos de configuração e o driver adequado para a placa de vídeo. Em todo o caso, o pacote //xorg-server// possui todas as dependências necessárias para funcionar diretamente com o driver //vesa//. Instalação mínima:
29 <code># tazpkg get-install xorg-server</code>
31 Depois de instalado, pode-se ir diretamente à configuração ou fazer a instalação adicional do driver adequado para sua placa de vídeo (caso saiba qual). Exemplo, usando o driver Nvidia e listando todos os drivers disponíveis:
33 <code># tazpkg get-install xorg-xf86-video-nv</code>
35 Listar:
37 <code># tazpkg search xorg-xf86-video</code>
39 ==== Configuração automática do servidor ====
41 Existem duas opções para a configuração do servidor Xorg: //Xorg -configure// ou o script //xorgconfig//. Recomenda-se que, de início, seja usado o comando Xorg com a opção //-configure//. A configuração automática do Xorg tem necessariamente de ser feita em modo de terminal, sem estar em execução uma instância do servidor X; para tanto, todas as aplicações e janelas devem ser encerradas e, então, deve-ser pressionar a combinação de teclas alt-ctrl-del. Feito isto, deve-se estar em modo terminal e pode-se executar-se o Xorg com a opção //-configure//, copiando o novo arquivo que foi gerado para ///etc/X11//:
43 <code># Xorg -configure
44 # cp /root/xorg.conf.new /etc/X11/xorg.conf
45 </code>
47 Por último, altera-se a configuração do Slim para usar o Xorg em vez do Xvesa e reinicia-se o gerenciador de janelas.
49 ==== Usando o Xorg com o Slim ====
51 No arquivo de configuração do Slim (///etc/slim.conf//), é necessário comentar (utilizando #) as linhas que dizem respeito ao Xvesa e definir o Xorg na variável //default_xserver//:
53 <code>default_xserver /usr/bin/Xorg
54 #default_xserver /usr/bin/Xvesa
55 #xserver_arguments -ac -shadow dpms +extension Composite -screen 1024x768x24
56 </code>
58 Neste momento, pode já ser iniciado o Slim para regressar a uma sessão com o servidor X. O Slim funciona tal qual um daemon, podendo ser iniciado ou interrompido a partir do terminal:
60 <code># /etc/init.d/slim start</code>
62 ==== xorg.conf - Arquivo de Configuração ====
64 O Xorg usa o arquivo de configuração ///etc/X11/xorg.conf//. Este arquivo pode ser gerado automaticamente e editado com o editor de texto de sua preferência. Está dividido em diversas seções, incluindo a especificação de caminhos (paths), módulos a carregar, monitor padrão, mouse, teclado, etc. Este documento fornece apenas alguns exemplos, sendo aconselhável executar o comando //xorgconfig// uma vez para gerar um arquivo completo que pode ser usado como exemplo.
66 Teclado (br-abnt2):
68 <code>Section "InputDevice"
69 Identifier "Keyboard0"
70 Driver "kbd"
71 Option "XkbRules" "xorg"
72 Option "XkbModel" "abnt2"
73 Option "XkbLayout" "br"
74 Option "XkbVariant" "abnt2"
75 EndSection
76 </code>
78 Mouse com protocolo de auto-detecção:
80 <code>Section "InputDevice"
81 Identifier "Mouse0"
82 Driver "mouse"
83 Option "Protocol" "auto"
84 Option "Device" "/dev/input/mice"
85 Option "ZAxisMapping" "4 5 6 7"
86 EndSection
87 </code>
89 Extensões "Composite":
91 <code>Section "Extensions"
92 Option "Composite" "1"
93 EndSection
94 </code>
96 ===== Use o Xvesa como um terminal gráfico =====
98 Pode-se utilizar o Xvesa como um terminal gráfico se houver uma máquina na rede que aceite conexões Xdmcp. Para habilitar essa função, pode-se iniciar o servidor com a opção //-query// seguida do nome da máquina ou o endereço IP. Exemplo usando a máquina 192.168.0.2 na rede local:
100 <code>$ Xvesa -ac -shadow -screen 1024x768x24 -query 192.168.0.2</code>
102 O uso de um servidor gráfico remoto pode ser de grande utilidade, embora o tempo de resposta dos aplicativos dependa em muito da velocidade da internet e da capacidade da máquina remota. Esta técnica funciona bem dentro de uma rede local (LAN) e permite controlar aplicativos instalados em uma máquina remota diretamente à partir de uma máquina local pela qual se acessa. Note que a máquina remota pode ter várias contas de usuário em uso simultâneo e/ou em acesso direto.
104 ===== Fontes =====
106 O gerenciamento das fontes está a cargo do pacote //Fontconfig//. Este pacote disponibiliza um conjunto de ferramentas para adicionar, listar e manipular fontes. As fontes podem ser instaladas no espaço do usuário ou ao nível do sistema, o que significa que cada usuário pode usar o seu conjunto de fontes, podendo o administrador (root) instalar fontes que fiquem disponíveis para todos os usuários do sistema. Se você usa mídias USB associadas ao LiveCD SliTaz, pode facilmente instalar fontes e conservá-las para a próxima vez que utilizar o CD-ROM.
108 ==== Instalando fontes ====
110 Ao nível do sistema, as fontes estão instaladas na pasta ///usr/share/fonts//. O SliTaz fornece fontes TTF Vera, que ocupam pouco espaço e são adequadamente exibidas no monitor. No espaço do usuário, as fontes podem ser encontradas na pasta oculta //.fonts//, que deve estar na pasta home do usuário. Para criar uma pasta para armazenar novas fontes podem ser usados os gerenciadores de arquivos emelFM2 ou Clex ou, ainda, a linha de comandos:
112 <code>$ mkdir ~/.fonts</code>
114 Logo que as fontes estejam instaladas, é necessário executar a ferramenta //fc-cache// para gerar os arquivos de configuração, o que permite assegurar que as fontes fiquem disponíveis para serem usadas em qualquer aplicação:
116 <code>$ fc-cache</code>